DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARNAUBAL - CE
A presente proposição tem por objetivo incluir a disciplina de História Local no currículo escolar do Ensino Fundamental II das escolas da rede municipal de ensino de Carnaubal – CE, como forma de fortalecer a identidade cultural, o sentimento de pertencimento e a valorização da história e das raízes da comunidade local.
O estudo da História Local permite que os alunos compreendam a formação social, econômica e cultural do município em que vivem, conhecendo os personagens, os eventos e os processos históricos que contribuíram para o desenvolvimento de Carnaubal. Além disso, promove uma maior integração entre escola e comunidade, estimulando a valorização da memória coletiva, das tradições populares e dos patrimônios materiais e imateriais da cidade.
Ao conhecerem melhor a própria história, os estudantes tornam-se cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a preservação do seu meio social e cultural. Essa iniciativa também contribui para a valorização do trabalho dos historiadores locais, dos arquivos públicos e da produção cultural regional.
A inclusão dessa disciplina está em consonância com os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que prevê a valorização da diversidade cultural e a construção do conhecimento a partir da realidade do aluno.
Portanto, a aprovação deste projeto representa um importante avanço no fortalecimento da identidade municipal, na promoção da cidadania e na construção de uma educação mais contextualizada, inclusiva e significativa para os alunos de Carnaubal.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 15/04/2025 11:09:27 | CADASTRADO | AGENTE: PEDRO LUCAS FONTENELE CARVALHO | CADASTRADO | |
| 08/08/2025 11:09:42 | 1 VOTAÇÃO | 6ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 15 DE ABRIL DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | FAVORAVEL | DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARNAUBAL - CE |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Excelentíssimo Sr. José Weliton Souza Leite |
Prefeito |
Carnaubal |
PROJETO DE LEI DE N° 004/2025 DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL
DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARNAUBAL - CE
COSME RÉGES MARTINS BRAGA, VEREADOR COM ACENTO NESTA CASA LEGISLATIVA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, E COM AMPARO NO REGIMENTO INTERNO E NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL. APRESENTA O SEGUINTE PROJETO DE LEI:
ART. 1° - FICA INSTITUÍDA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL, COM CARÁTER OBRIGATÓRIO, NO CURRÍCULO ESCOLAR DAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO) DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CARNAUBAL – CE.
ART. 2° - A DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL TERÁ COMO OBJETIVO O ESTUDO E A VALORIZAÇÃO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E SOCIAIS DE CARNAUBAL E SUA INSERÇÃO NOS CONTEXTOS HISTÓRICOS DO ESTADO DO CEARÁ E DO BRASIL
ART. 3° - O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA INCLUIRÁ, ENTRE OUTROS TEMAS:
I – PERSONALIDADES HISTÓRICAS DE CARNAUBAL, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS, POLÍTICAS E SOCIAIS;
II – REGISTROS DE MOMENTOS HISTÓRICOS IMPORTANTES DO MUNICÍPIO E SUA RELEVÂNCIA PARA A HISTÓRIA REGIONAL;
III – A PARTICIPAÇÃO DE CARNAUBAL EM EVENTOS HISTÓRICOS RELEVANTES PARA O ESTADO DO CEARÁ E PARA O BRASIL;
IV- O RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS TRADIÇÕES, LENDAS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO;
V A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO DE CARNAUBAL.
ART. 4° - A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, BEM COMO PELA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE IRÃO MINISTRAR A DISCIPLINA.
ART. 5° - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NO PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, DE MODO A GARANTIR A INCLUSÃO DA DISCIPLINA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR DO ANO LETIVO SUBSEQUENTE.
ART. 6° - ESTE LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
S ALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAUBAL - CEARÁ, A 15 DE ABRIL DE 2025.
JUSTIFICATIVA
A PRESENTE PROPOSIÇÃO TEM POR OBJETIVO INCLUIR A DISCIPLINA DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARNAUBAL – CE, COMO FORMA DE FORTALECER A IDENTIDADE CULTURAL, O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DAS RAÍZES DA COMUNIDADE LOCAL.
O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL PERMITE QUE OS ALUNOS COMPREENDAM A FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E CULTURAL DO MUNICÍPIO EM QUE VIVEM, CONHECENDO OS PERSONAGENS, OS EVENTOS E OS PROCESSOS HISTÓRICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARNAUBAL. ALÉM DISSO, PROMOVE UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE, ESTIMULANDO A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA, DAS TRADIÇÕES POPULARES E DOS PATRIMÔNIOS MATERIAIS E IMATERIAIS DA CIDADE.
AO CONHECEREM MELHOR A PRÓPRIA HISTÓRIA, OS ESTUDANTES TORNAM-SE CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES, CRÍTICOS E COMPROMETIDOS COM A PRESERVAÇÃO DO SEU MEIO SOCIAL E CULTURAL. ESSA INICIATIVA TAMBÉM CONTRIBUI PARA A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS HISTORIADORES LOCAIS, DOS ARQUIVOS PÚBLICOS E DA PRODUÇÃO CULTURAL REGIONAL.
A INCLUSÃO DESSA DISCIPLINA ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/96), QUE PREVÊ A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA REALIDADE DO ALUNO.
PORTANTO, A APROVAÇÃO DESTE PROJETO REPRESENTA UM IMPORTANTE AVANÇO NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE MUNICIPAL, NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS CONTEXTUALIZADA, INCLUSIVA E SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DE CARNAUBAL.
PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAUBAL, PLENÁRIO CÍCERO ROSENDO DE BRITO, AOS 15 DE ABRIL DE 2025.
AUTOR DA MATÉRIA
______________________________________________________COSME RÉGES MARTINS BRAGAVEREADOR - MDB