PROJETO DE LEI EXECUTIVO: 0010/2025

Informações da matéria
Autor: Poder Executivo Municipal
Data: 15/04/2025
Visualizações:
Array
Ementa

“AUTORIZA A DOAÇÃO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL À ASSOCIAÇÕES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ”

Justificativa

Os bens públicos inservíveis como móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e outros materiais sem uso, podem ganhar um novo destino e gerar impacto social e ambiental positivo. Ao invés de descartar ou deixar esses materiais esquecidos em almoxarifados e depósitos, esse projeto de lei propõe a doação para associação de catadores de materiais recicláveis, como uma alternativa inteligente e sustentável.
Como objetivo principal da doação temos a geração de renda e inclusão social, catadores e catadoras transformam esses materiais em fonte de sustento para suas famílias. É uma forma de fortalecer o trabalho digno e reconhecer o papel fundamental que eles desempenham na cadeia da reciclagem.
Além de evitar desperdícios e descarte inadequado, pois muitos desses materiais ainda têm valor ou podem ser reaproveitados, quando descartados de forma incorreta, eles viram passivos ambientais e ocupam espaços públicos sem necessidade.
Com a doação, os órgãos e entidades públicas cumprem a função socioambiental do poder público, que têm um papel estratégico na gestão de resíduos e devem ser exemplo na adoção de práticas sustentáveis e inclusivas.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
15/04/2025 10:58:03 CADASTRADO 
AGENTE: PEDRO LUCAS FONTENELE CARVALHO
CADASTRADO   
08/08/2025 10:58:27 1 VOTAÇÃO  6ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 15 DE ABRIL DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais FAVORAVEL  “AUTORIZA A DOAÇÃO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL À ASSOCIAÇÕES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ” 
Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo Poder Legislativo de Carnaubal

Poder Legislativo

Carnaubal

Corpo da matéria

PROJETO DE LEI Nº 10 DE 15 DE ABRIL DE 2025.

JUSTIFICATIVA

OS BENS PÚBLICOS INSERVÍVEIS COMO MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E OUTROS MATERIAIS SEM USO, PODEM GANHAR UM NOVO DESTINO E GERAR IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL POSITIVO. AO INVÉS DE DESCARTAR OU DEIXAR ESSES MATERIAIS ESQUECIDOS EM ALMOXARIFADOS E DEPÓSITOS, ESSE PROJETO DE LEI PROPÕE A DOAÇÃO PARA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, COMO UMA ALTERNATIVA INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL.

COMO OBJETIVO PRINCIPAL DA DOAÇÃO TEMOS A GERAÇÃO DE RENDA E INCLUSÃO SOCIAL, CATADORES E CATADORAS TRANSFORMAM ESSES MATERIAIS EM FONTE DE SUSTENTO PARA SUAS FAMÍLIAS. É UMA FORMA DE FORTALECER O TRABALHO DIGNO E RECONHECER O PAPEL FUNDAMENTAL QUE ELES DESEMPENHAM NA CADEIA DA RECICLAGEM.

ALÉM DE EVITAR DESPERDÍCIOS E DESCARTE INADEQUADO, POIS MUITOS DESSES MATERIAIS AINDA TÊM VALOR OU PODEM SER REAPROVEITADOS, QUANDO DESCARTADOS DE FORMA INCORRETA, ELES VIRAM PASSIVOS AMBIENTAIS E OCUPAM ESPAÇOS PÚBLICOS SEM NECESSIDADE.

COM A DOAÇÃO, OS ÓRGÃOS E ENTIDADES PÚBLICAS CUMPREM A FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO PODER PÚBLICO, QUE TÊM UM PAPEL ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE RESÍDUOS E DEVEM SER EXEMPLO NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E INCLUSIVAS.

PROJETO DE LEI Nº 10 DE 15 DE ABRIL DE 2025.

AUTORIZA A DOAÇÃO DE BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL À ASSOCIAÇÕES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

JOSÉ WELITON SOUZA LEITE, PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAUBAL (CE), NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, QUE LHES SÃO CONFERIDAS PELA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, FAZ SABER QUE O PODER LEGISLATIVO APROVOU, E EU, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º. FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A PROCEDER A DOAÇÃO DE BENS MÓVEIS CONSIDERADOS INSERVÍVEIS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO, GERADOS PELO DESGASTE NATURAL, PARA FINS E USO DE INTERESSE PÚBLICO E SOCIAL AS ASSOCIAÇÕES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.

'A7 1º - PARA FINALIDADE DE APLICAÇÃO DESTA LEI, CONSIDERA-SE INSERVÍVEL O BEM QUE NÃO PUDER SER UTILIZADO PELO MUNICÍPIO PARA O FIM A QUE SE DESTINA DEVIDO À PERDA DE SUAS CARACTERÍSTICAS, ESPECIALMENTE MATERIAIS DE INFORMÁTICA E MOBILIÁRIO, BEM COMO SUCATAS EM GERAL, QUE SEJA IRRECUPERÁVEL OU CUJA RECUPERAÇÃO SEJA CONSIDERADA ANTIECONÔMICA.

'A7 2º - A ASSOCIAÇÃO E/OU COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS BENEFICIADA PELA DOAÇÃO DEVERA DECLARAR QUAL A DESTINAÇÃO DADA AO OBJETO DOADO, DE MODO QUE O INTERESSE PÚBLICO E SOCIAL SEJA DEVIDAMENTE JUSTIFICADO, CONFORME DETERMINA O ART. 17, CAPUT E INCISO II, ALÍNEA A, DA LEI FEDERAL N°. 8.666/93.

ART. 2º. OS BENS INSERVÍVEIS SERÃO AVALIADOS PELA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE BENS INSERVÍVEIS, A SER REGULAMENTADA POR DECRETO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ELABORARÁ O RESPECTIVO LAUDO, O QUAL SERÁ ANEXADO AO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PRÓPRIO.

ART. 3º. FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A CELEBRAR TERMO DE DOAÇÃO PARA EXECUÇÃO DESTA LEI, OBSERVADA A LEGISLAÇÃO PERTINENTE PARA CADA CASO.

ART. 4º. OS BENS MÓVEIS DOADOS NA FORMA DESTA LEI REVERTERÃO AO PATRIMÔNIO CASO CESSEM, POR QUALQUER MOTIVO, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA DONATÁRIA E QUE MOTIVARAM A DOAÇÃO.

ART. 5º. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 6º. REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAUBAL/CE, EM 15 DE ABRIL DE 2025

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Arquivo_0010_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON