PROJETO DE LEI EXECUTIVO: 0012/2025

Informações da matéria
Autor: Poder Executivo Municipal
Data: 20/05/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE MEDIAÇÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CARNAUBAL - CE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

Um programa de mediação escolar é uma iniciativa voltada para a promoção da cultura de paz no ambiente escolar, utilizando métodos de resolução pacífica de conflitos entre alunos, professores, funcionários e, em alguns casos, até familiares. Ele é estruturado com base nos princípios da mediação de conflitos, adaptados à realidade da escola, e visa prevenir a violência, melhorar a convivência e fortalecer o diálogo.
Como funciona um programa de mediação escolar?
1. Objetivos principais
• Reduzir conflitos interpessoais no ambiente escolar.
• Promover a escuta ativa, o diálogo e a empatia.
• Envolver a comunidade escolar na construção de soluções.
• Desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos.
• Prevenir a evasão escolar, bullying e violência.
2. Etapas de implementação
a) Sensibilização e formação
• Realiza-se um trabalho de sensibilização com a direção, professores, alunos e funcionários.
• Formação de mediadores escolares (geralmente professores, funcionários ou alunos do ensino fundamental/médio), com capacitação em comunicação não violenta, escuta ativa, gestão de conflitos e ética.
b) Escolha e capacitação dos mediadores
• Mediadores podem ser alunos (mediação entre pares), professores ou profissionais capacitados.
• São treinados para facilitar conversas entre partes em conflito, sempre com imparcialidade e sigilo.
c) Criação de um espaço ou núcleo de mediação
• Define-se um local seguro e reservado para as sessões de mediação.
• Estabelece-se um fluxo: como os casos chegam, como são tratados, quem conduz as sessões, como se registram os resultados.
d) Realização das mediações
• Os envolvidos em um conflito são convidados (nunca obrigados) a participar de uma sessão de mediação.
• Com a presença do(s) mediador(es), busca-se o diálogo entre as partes para que construam, em conjunto, uma solução para o problema.
• Pode ser feita de forma informal ou mais estruturada, dependendo da complexidade do conflito.
e) Acompanhamento
• Algumas situações exigem acompanhamento posterior, para verificar se os acordos foram cumpridos ou se o conflito ressurge.
3. Tipos de conflitos mais comuns abordados
• Brigas e desentendimentos entre alunos.
• Casos de bullying e exclusão.
• Problemas de disciplina.
• Conflitos entre alunos e professores.
• Situações familiares que impactam a vida escolar.
4. Resultados esperados
• Melhora do clima escolar.
• Redução de medidas disciplinares punitivas.
• Maior engajamento dos alunos e famílias.
• Desenvolvimento de habilidades como empatia, escuta e cooperação.
Exemplo prático:
Um aluno A acusa o aluno B de fazer piadas ofensivas. A coordenação escolar convida ambos para participar de uma sessão de mediação com um mediador treinado (outro aluno ou professor). Durante o encontro, cada um expõe sua visão, o mediador facilita o diálogo e ambos chegam a um acordo sobre como se comportar e se respeitar dali em diante.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
20/05/2025 10:58:32 CADASTRADO 
AGENTE: PEDRO LUCAS FONTENELE CARVALHO
CADASTRADO   
11/08/2025 10:58:51 1 VOTAÇÃO  8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 20 DE MAIO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais
COMISSÃO: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSITÊNCIA SOCIAL
FAVORAVEL  Institui o Programa Municipal de Mediação Escolar no âmbito da Rede Pública de Ensino do Município de Carnaubal - CE e dá outras providências. 
Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo Poder Legislativo de Carnaubal

Poder Legislativo

Carnaubal

Corpo da matéria

PROJETO DE LEI Nº 12/2025

JUSTIFICATIVA

UM PROGRAMA DE MEDIAÇÃO ESCOLAR É UMA INICIATIVA VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR, UTILIZANDO MÉTODOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E, EM ALGUNS CASOS, ATÉ FAMILIARES. ELE É ESTRUTURADO COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, ADAPTADOS À REALIDADE DA ESCOLA, E VISA PREVENIR A VIOLÊNCIA, MELHORAR A CONVIVÊNCIA E FORTALECER O DIÁLOGO.

COMO FUNCIONA UM PROGRAMA DE MEDIAÇÃO ESCOLAR?

1. OBJETIVOS PRINCIPAIS

·REDUZIR CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR.

·PROMOVER A ESCUTA ATIVA, O DIÁLOGO E A EMPATIA.

·ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES.

·DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NOS ALUNOS.

·PREVENIR A EVASÃO ESCOLAR, BULLYING E VIOLÊNCIA.

2. ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO

A) SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO

·REALIZA-SE UM TRABALHO DE SENSIBILIZAÇÃO COM A DIREÇÃO, PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS.

·FORMAÇÃO DE MEDIADORES ESCOLARES (GERALMENTE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS OU ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL/MÉDIO), COM CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, ESCUTA ATIVA, GESTÃO DE CONFLITOS E ÉTICA.

B) ESCOLHA E CAPACITAÇÃO DOS MEDIADORES

·MEDIADORES PODEM SER ALUNOS (MEDIAÇÃO ENTRE PARES), PROFESSORES OU PROFISSIONAIS CAPACITADOS.

·SÃO TREINADOS PARA FACILITAR CONVERSAS ENTRE PARTES EM CONFLITO, SEMPRE COM IMPARCIALIDADE E SIGILO.

C) CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO OU NÚCLEO DE MEDIAÇÃO

·DEFINE-SE UM LOCAL SEGURO E RESERVADO PARA AS SESSÕES DE MEDIAÇÃO.

·ESTABELECE-SE UM FLUXO: COMO OS CASOS CHEGAM, COMO SÃO TRATADOS, QUEM CONDUZ AS SESSÕES, COMO SE REGISTRAM OS RESULTADOS.

D) REALIZAÇÃO DAS MEDIAÇÕES

·OS ENVOLVIDOS EM UM CONFLITO SÃO CONVIDADOS (NUNCA OBRIGADOS) A PARTICIPAR DE UMA SESSÃO DE MEDIAÇÃO.

·COM A PRESENÇA DO(S) MEDIADOR(ES), BUSCA-SE O DIÁLOGO ENTRE AS PARTES PARA QUE CONSTRUAM, EM CONJUNTO, UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.

·PODE SER FEITA DE FORMA INFORMAL OU MAIS ESTRUTURADA, DEPENDENDO DA COMPLEXIDADE DO CONFLITO.

E) ACOMPANHAMENTO

·ALGUMAS SITUAÇÕES EXIGEM ACOMPANHAMENTO POSTERIOR, PARA VERIFICAR SE OS ACORDOS FORAM CUMPRIDOS OU SE O CONFLITO RESSURGE.

3. TIPOS DE CONFLITOS MAIS COMUNS ABORDADOS

·BRIGAS E DESENTENDIMENTOS ENTRE ALUNOS.

·CASOS DE BULLYING E EXCLUSÃO.

·PROBLEMAS DE DISCIPLINA.

·CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES.

·SITUAÇÕES FAMILIARES QUE IMPACTAM A VIDA ESCOLAR.

4. RESULTADOS ESPERADOS

·MELHORA DO CLIMA ESCOLAR.

·REDUÇÃO DE MEDIDAS DISCIPLINARES PUNITIVAS.

·MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS E FAMÍLIAS.

·DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO EMPATIA, ESCUTA E COOPERAÇÃO.

EXEMPLO PRÁTICO:

UM ALUNO A ACUSA O ALUNO B DE FAZER PIADAS OFENSIVAS. A COORDENAÇÃO ESCOLAR CONVIDA AMBOS PARA PARTICIPAR DE UMA SESSÃO DE MEDIAÇÃO COM UM MEDIADOR TREINADO (OUTRO ALUNO OU PROFESSOR). DURANTE O ENCONTRO, CADA UM EXPÕE SUA VISÃO, O MEDIADOR FACILITA O DIÁLOGO E AMBOS CHEGAM A UM ACORDO SOBRE COMO SE COMPORTAR E SE RESPEITAR DALI EM DIANTE.

PROJETO DE LEI Nº 12/2025

INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE MEDIAÇÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CARNAUBAL - CE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAUBAL DECRETA:

ART. 1º FICA INSTITUÍDO O PROGRAMA MUNICIPAL DE MEDIAÇÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CARNAUBAL - CE, COM O OBJETIVO DE PREVENIR E SOLUCIONAR CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DO DIÁLOGO, DA ESCUTA ATIVA E DA CULTURA DE PAZ.

ART. 2º SÃO OBJETIVOS DO PROGRAMA:

I - PROMOVER A CULTURA DA PAZ, DA ESCUTA E DA EMPATIA NO AMBIENTE ESCOLAR;

II - PREVENIR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA, BULLYING, DISCRIMINAÇÃO E CONFLITOS INTERPESSOAIS;

III - ESTIMULAR A RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES, PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR;

IV - REDUZIR A JUDICIALIZAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES;

V - FORTALECER OS VÍNCULOS ENTRE A ESCOLA, OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS.

ART. 3º O PROGRAMA DE MEDIAÇÃO ESCOLAR PODERÁ CONTAR COM OS SEGUINTES INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS:

I - FORMAÇÃO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PARA ATUAÇÃO COMO MEDIADORES ESCOLARES;

II - REALIZAÇÃO DE OFICINAS, RODAS DE CONVERSA E ATIVIDADES FORMATIVAS COM ALUNOS, PAIS E PROFESSORES;

III - INSTITUIÇÃO DE NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO ESCOLAR EM ESCOLAS-POLO DA REDE MUNICIPAL;

IV - PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA, CONSELHOS TUTELARES E UNIVERSIDADES PARA APOIO TÉCNICO E FORMAÇÃO;

V - CRIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS INTERNOS DE ESCUTA E REGISTRO DE CONFLITOS ESCOLARES.

ART. 4º AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL PODERÃO DESIGNAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA ATUAREM COMO MEDIADORES ESCOLARES, RESPEITANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HUMANOS E FINANCEIROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

ART. 5º O PROGRAMA SERÁ COORDENADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, QUE DEVERÁ:

I - PROMOVER AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE MEDIAÇÃO ESCOLAR;

II - ACOMPANHAR E AVALIAR OS RESULTADOS DO PROGRAMA;

III - PUBLICAR ANUALMENTE RELATÓRIO COM DADOS SOBRE MEDIAÇÕES REALIZADAS E SEUS RESULTADOS.

ART. 6º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARNAUBAL/CE EM 19 DE MAIO DE 2025.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Arquivo_0012_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON